Programa Azimute Norte

Orientação para Crianças com Deficiência em Divinópolis

É com grande alegria que participamos, na manhã desse domingo 25 de agosto de 2019, da abertura da I Semana Municipal da Pessoa com Deficiência de Divinópolis.

               Em suporte ao Programa Azimute Norte – CEFET-MG Campus Divinópolis, realizamos uma atividade lúdica para mais de 50 crianças com deficiência e alguns adultos, na Praça do Santuário. O CODIV tem parceria com o Programa Azimute Norte desde 2011, conforme publicado em DOU – Diário Oficial da União, trabalhando juntos para o fomento da Orientação e formação de cidadãos melhores.

               Montamos uma pista de Orientação adaptada para “Deficientes intelectuais, pessoas com dificuldade de locomoção e outros, serve também crianças nos primeiros anos escolares para que possibilite a oportunidade de irem  tomando contato com os primeiros passos do conhecimento da prática do nosso Desporto Orientação, tais com mapa, percurso, triângulo de partida, primórdios da interpretação de mapas e tomada de decisão e direção a ser seguida num espaço conhecido como uma praça.                É uma atividade lúdica,  usando cores, obtendo com resposta um “emotion”, foi criada em Portugal, pelo professor Joaquim Margarido, ele trouxe para nós em um Curso de Pre-O que realizamos no Rio de Janeiro na cidade de Casimiro de Abreu-RJ. Aplicamos a primeira vez na APAE de Bom Despacho em 2017, 2018. Foi um sucesso. Nesta oportunidade estamos realizando em parceria com a Fundação Helena Antipoff e APAE, ambas de Divinópolis.

Vejam a seguir as fotos, elas falam por si só. 

CODIV em ação. ” A Educação é a bussola e mapa da vida”
Luiz Antonio Castro de Mello – Presidente