Sobre

O CLUBE DE ORIENTAÇÃO DE DIVINÓPOLIS é uma entidade social, recreativa, desportiva, educativa e de lazer, sem fins econômicos, voltada essencialmente para prática do Desporto Orientação e defesa do meio ambiente. Fundado aos 21 dias do mês de janeiro de 2010, por Orientistas (atletas) e não praticantes do Desporto Orientação da cidade de Divinópolis, municípios vizinhos e Região Oeste de Minas Gerais e/ou do Estado de Minas Gerais.

História

Em maio de 2009, chegamos em Divinópolis – MG, eu recém transferido para reserva remunerado do Exército Brasileiro, praticante da Orientação e minha Esposa Nádia Cristina, nomeada professora do CEFET – V Campus Divinópolis.

Apresentamos o Desporto Orientação ao Diretor do CEFET-V ao Prof. Jose Maria V. Fonseca o qual se interessou muito. Logo começamos a implantação do mesmo na Escola Publica Federal (trabalho voluntário). Participação no CEMO-Campeonato Estudantil Mineiro de Orientação em Três Corações – MG e no Campeonato Estudantil Brasileiro e Universitário de 2009 foi uma das consequências mais proveitosas.

Em 21 de Janeiro de 2010, foi criado o Clube de Orientação de Divinópolis – CODIV, cujo seu artigo primeiro refere-se ao desenvolvimento da Orientação na Região Centro Oeste de Minas Gerais, tendo com base a cidade de Divinópolis e também outras atividades desportivas, com a finalidade de treinamento para a pratica do Pedestrianismo e aventura e desenvolver os esportes e desportos que tenham intima ligação com a natureza fins cumprir regras da IOF – Federação Internacional de Orientação, CBO – Confederação Brasileira de Orientação e FMO – Federação Mineira de Orientação, correlacionando as suas quatro principais vertentes a Educação, a Educação ambiental, desenvolver o Turismo, a competitividade que o desporto proporciona.

Levamos o trabalho para Escola Municipal Profa. Hermínia Corgozinho que juntamente com CEFET-V participamos em 2010 do CEMO com ótimo resultado. A equipe de Corrida de Rua denominada Adventure Runners tem como objetivo treinamento para nossas atividades de aventura e de prestar serviço a sociedade na área de saúde e bem estar. Portanto a Equipe Adventure Runners pertence ao CODIV.

No dia 01 de setembro de 2010, as 10h, data hora que marca o início de nossos trabalho no CAIC-Divinópolis-MG, com a finalidade de envolvermos mais uma Escola Pública com a Orientação, fins cumprir o que determina a CBO com o lema “Orientação um desporto para estudante”, na nuance inclusiva quer nas aulas de Educação Física como na inclusão social de nossos jovens tirando-os dos possiveis desvios sociais que a sola o mundo moderno…

Primeira Turma de Orientação Divinópolis – Foto de 16 de agosto de 2009

Luiz Antonio Castro de Mello

Prof. Ed. Física – Msc em Educação

Adventure Runners: Equipe de Corrida de Rua

A equipe de Corrida de Rua denominada Adventure Runners pertence ao CODIV. Tem como objetivo treinamento para nossas atividades de aventura e de prestar serviço a sociedade na área de saúde e bem estar.

Para maiores informações entre em contato através do email adventurerunners@codiv.org.br. Ficaremos muito satisfeitos com novos corredores!

Programa Azimute Norte: Desporto Orientação no CEFET-MG

O programa “Azimute Norte: Desporto Orientação no CEFET-MG” prevê a implantação da Orientação no CEFET-MG, como uma atividade extracurricular de ferramenta de ensino, pesquisa e extensão, atendendo a todos os alunos, servidores e pais de alunos do CEFET-MG, bem como de outras escolas do município de Divinópolis e região. O projeto conta ainda com a parceria do Clube de Orientação de Divinópolis (CODIV) que fornece um amplo apoio na parte material e de pessoal que compõe o Desporto.

A existência do projeto possibilita que utilizemos salas de aula do Campus Divinópolis do CEFET-MG para ministrarmos (e assistirmos) cursos de iniciação, aperfeiçoamento, mapeamento, (como ocorreu no curso de mapeamento N1, realizado em Março/2011). Além disso, a área do Campus é amplamente utilizada para treinos, além da realização de três campeonatos Municipais:

Copa José Maria Vieira da Fonseca – Dezembro de 2010;
CDO (Campeonato Divinopolitano de Orientação) – Abril de 2011;
Copa Azimute Norte de Orientação (Revezamento) – Dezembro de 2011.
Dessa forma, o Projeto Azimute Norte se torna um importante ferramenta no auxílio do desenvolvimento da Orientação na região centro-oeste de Minas, bem como em todo o estado, já que objetiva inserir a prática do Desporto em todos os Campi do CEFET-MG.

Para maiores informações acesse o blog do Projeto Azimute Norte ou envie email para azimutenorte@div.cefetmg.br.